O Grupo

Um objectivo único:
Melhorar as estruturas de saúde nos países em vias de desenvolvimento

Desde a sua criação em 1985, a SFEH concebe e realiza projetos hospitalares chave-na-mão, distribui, instala equipamentos médicos e realiza cursos de formação para Médicos, Engenheiros e Técnicos biomédicos

SFEH: 35 anos de história

CRIAÇÃO E AUTONOMIZAÇÃO

Georgette ORTEGA compra a sociedade SFEH ao grupo petrolífero Elf Aquitaine. Ela será a sua P.D.G. até 2015

1987

DESENVOLVIMENTO

O grupo SFEH começa o seu desenvolvimento internacional com a criação da sua filial espanhola IECSA em Madrid. Esta filial intervém também em projetos agro-industriais

1992

COBERTURA INTERNACIONAL

A partir de 1993, o grupo SFEH continua a desenvolver-se:
- em Angola,
- na América do Sul com a IECSA Argentina SA,
- nos Estados Unidos com a American Medical Engeneering Corp

1993

REALIZAÇÕES E UMA EXPERIÊNCIA REFORÇADAS

Paralelamente à sua internacionalização, a SFEH acumula referências e realizações importantes, particularmente na África do Oeste e na África Central (Angola, RDC, Chade, Togo, Benim, Senegal...)
Saber mais

1997

A SFEH NA ÁSIA

O grupo SFEH entrou na Ásia ao abrir o seu primeiro escritório na China. Desde então, a SFEH tem desenvolvido vários projetos no continente asiático e, nomeadamente, o fornecimento de materiais médicos de ponta a numerosos hospitais
Saber mais

2000

CHADE: HOSPITAL DE LA RENAISSANCE

Conclusão da primeira instalação hospitalar do grupo na República do Chade: o Hospital de La Renaissance, um dos estabelecimentos mais modernos da África
Com uma capacidade de acolhimento de 240 camas, concentra 5 blocos operatórios, uma unidade de diálise renal, serviços de imagiologia e uma central de produção de oxigénio, numa superfície total de 14000m² As técnicas e os materiais utilizados permitiram construir salas de operação observando os padrões mais exigentes, entre as quais duas salas de operação ISO 5
Saber mais

2013

CRIAÇÃO DE UMA PLATAFORMA TÉCNICA REGIONAL NA ÁFRICA CENTRAL

A nossa filial Ingénierie Équipements Execution surge no seguimento de um projeto hospitalar iniciado em 2009 e é entregue em 2013. Composta hoje por 40 pessoas, dispõe das suas próprias equipas de trabalho e constitui a nossa base técnica de intervenção em todo o continente africano
Saber mais

2015

RAPHAËL ORTEGA ASSUME A DIREÇÃO DO GRUPO SFEH

Raphaël ORTEGA é nomeado PDG do grupo SFEH

2016

REPÚBLICA DE ANGOLA

Em 2017, e entre outros numerosos projetos, o grupo SFEH é incumbido de assegurar o reforço dos Serviços de Urgências e de Reanimação dos principais hospitais de Luanda, na República de Angola

2017

A nossa equipa

A SFEH coloca à sua disposição uma equipa pluridisciplinar, experiente e à sua escuta.

Raphael Ortega

Presidente Diretor-Geral

Raphael é titular de um MBA da universidade argentina UCEMA. Poliglota que domina 5 línguas, começa a sua carreira no grupo Accor em Buenos Aires. Responsável pelo desenvolvimento das marcas hoteleiras, abre os primeiros estabelecimentos SOFITEL, NOVOTEL e IBIS na Argentina, no Chile e no Uruguai. De regresso à Europa, assume a direção da filial espanhola da SFEH em Madrid. Durante 10 anos à frente da IECSA, reorienta o volume de negócios para a África e a China e diversifica a sua oferta para a agro-indústria. Apaixonado por aventuras na cordilheira dos Andes e na Patagónia, percorre regularmente essa região do mundo a cavalo, de caiaque e em 4x4.
Participou em várias Maratonas de Nova Iorque e de Chicago.

Saber mais

Benjamin Dunbavand

SFEH Paris / Diretor de desenvolvimento

De nacionalidade franco-britânica e tendo vivido vários anos no estrangeiro, Benjamin evolui desde sempre num ambiente internacional. Após estudos de comércio internacional, uma passagem pela grande distribuição e pelo aconselhamento de gestão, Benjamin junta-se Grupo SFEH em 2003 para desenvolver a atividade de negócio de dispositivos não reutilizáveis, antes de evoluir para o desenvolvimento de projetos de equipamentos hospitalares. Especialista na montagem «chave-na-mão» no sector Healthcare para a Exportação, participa ativamente na conceção e na gestão das realizações estratégicas da empresa.

Saber mais

Pedro Urraca

IECSA Madrid / Diretor Financeiro

Economista de formação, Pedro Urraca realizou um percurso sólido no mundo da finança antes de se juntar ao grupo em 2000 onde exerce como diretor financeiro das filiais espanhola e sul-americana.
Graças ao seu profissionalismo, Pedro teceu relações financeiras privilegiadas com bancos espanhóis de primeira linha, tais como o Banco Santander, BBVA, Banco Sabadell, Bankinter e CESCE.

Saber mais

Eugenio Cardoso

I2E N'djamena / Diretor-Geral I2E

Eugénio começa a sua carreira em Angola em qualidade de diretor de obra para uma sociedade de carpintaria metálica, onde adquire uma experiência técnica significativa antes de se juntar ao grupo SFEH em 2013.
Verdadeiro especialista do chave-na-mão, Eugénio integra a filial I2E sediada no Chade para acompanhar o estaleiro do hospital de La Renaissance.
Desde então, supervisiona os diferentes projetos regionais que lhe são confiados e dirige uma equipa de 40 técnicos multidisciplinares que cobrem os principais lotes técnicos tais como o biomédico, a eletricidade, as canalizações e a carpintaria.

Mayo

IECSA Buenos Aires / Directeur técnico

Engenheiro biomédico apaixonado por novas tecnologias com mais de 15 anos de experiência no domínio dos projetos chave-na-mão nas diferentes regiões da Ásia, África e a América latina, o Marc concentra-se principalmente nas questões técnico-económicas dos projetos dos nossos clientes.
Na procura do justo equilíbrio entre performance e orçamento, a tomada em consideração dos aspetos técnicos, logísticos, de manutenção e o serviço pós-venda são indissociáveis para ele. Tornar cada projeto uma experiência única e personalizada ao serviço do nosso cliente é isso que o apaixona no seu trabalho!

Patrick Fournié

AME Miami / Diretor financeiro

Titular de um MBA da prestigiosa universidade norte-americana UCLA, Patrick Fournier empreende a sua carreira em 1977 no seio do grupo CitiBank.
No curso de numerosos anos de experiência, desenvolve sólidas referências e especializa-se no financiamento de projetos de exportação. Atualmente diretor financeiro, acompanha o desenvolvimento da nossa filial americana AME em particular na China e na África.

Michel Herlant

Oxiar Luanda / Medical Director

Médico especialista formado no Hospital de La Pitié-Salpêtrière em Paris, o Doutor Herlant juntou-se ao Grupo SFEH em 1992 depois de ter dirigido um grande centro de Neurotraumatologia no Norte de França.
Médico Diretor Conselheiro para a reabertura do CHU de Luanda, instala-se em Angola em 1993 e dirige numerosos projetos do grupo SFEH em Angola e na sub-região. Na interface entre as autoridades locais e a sede, Michel define com os parceiros angolanos os pormenores dos projetos e das prestações desejadas, o controlo as realizações, informa o cliente do progresso das operações e garante o sistema de relatórios junto da sede social.

Jorge Rodriguez

Diretor de engenharia

Titular de um diploma em Engenharia Mecânica e Termodinâmica, Jorge possui igualmente um Doutoramento em Engenharia Mecânica e Energética com uma Tese sobre “a análise transitória das redes de gás” defendida no I.S.T (Instituto Superior de Tecnologia de Portugal) em 1994. Após uma brilhante carreira de docente e investigador e depois de consultante, juntou-se ao grupo SFEH em 2012 para dirigir os trabalhos e a colocação em funcionamento do projeto agro-industrial de Camabatela (Angola).
Desde então, põe os seus conhecimentos técnicos ao serviço dos projetos mais complexos do grupo, tais como o Laboratório Nacional de Controlo de Qualidade de Medicamentos e o Museu das Ciências e Tecnologias de Luanda.

SFEH no mundo

O grupo SFEH conta hoje com quatro principais filiais internacionais
Assenta igualmente numa rede mundial de escritórios de representação e de agentes